Macaé: Cozinha show do Festival traz grandes nomes da gastronomia

Grandes nomes da gastronomia nacional e regional irão compor a programação da Cozinha Show, considerada uma das principais atrações do Festival Gastronômico. O produtor e diretor comercial da Vinícola Lídio de Carraro, empresa que elaborou os vinhos e espumantes oficiais de grandes eventos como: Olimpíadas Rio 2016, Copa do Mundo 2014, Rio Open Tênis, Stock Car, Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Rock in Rio, é presença garantida na cozinha show do 11o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia ‘Entre mar e terra’.

O Festival começa na próxima terça-feira (6) e se estende até sábado (10), na orla da Praia dos Cavaleiros. Na terça, 6, quinta, 8, e sexta-feira, 9, a partir das 18h. No dia 07, feriado da Independência, um pouco mais cedo, às 16h, e no sábado,10, às 13h.

Na terça-feira, abre a programação, às 19h, Lídio Juliano Carraro. A vinícola foi pioneira no país a implantar o sistema por gravidade no recebimento das uvas, além da vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. Em seguida, às 20h, a barista Adriana Valinhas, e, às 21h, Gisele Carneiro da Sans Sucle Macaé.

Quarta-feira, às 14h, a Cozinha Show será aberta pela chef Bell Mellsert, sem seguida se apresenta o mixologista (especialista em coquetéis) do Angabar em Tiradentes e embaixador do Gin Nima's Blend, Pedro Resende. Às 19h, o Enne em Chocolates, Natan Pinto, que vai falar sobre o que é chocolate ‘bean to bar’.

Às 20h, será a vez de João Diamante, chef executivo do restaurante Na Minha Casa, criador do Projeto Social Diamantes na Cozinha (@diamantesnacozinha), no qual utiliza a gastronomia como uma ferramenta de transformação. Atualmente João comanda o Na Minha Casa (@naminhacasajd), restaurante itinerante. Ele também é apresentador do programa Garimpeiros do Sabor, no Canal Woohoo; está no Globo Play entre os superjurado do reality ‘Fora da Rota, Desafio por um di’a e é chef convidado no Programa Mestre do Sabor.

A programação, na quinta-feira, prossegue recheada de sabores. Às 18h, com a segunda apresentação de Pedro Resende. Às 19h, Paulo Nicolay, sommelier de vinhos e, às 20h, a chef Fabi Ciraudo, que lidera o Ceviche da Fabi, localizado na Barra da Tijuca, no Mercado de Produtores no Uptown, onde oferece variedades de Ceviches e Frutos do Mar frescos, servidos no melhor estilo Carioca, com referências da Gastronomia Peruana. Fechando a cozinha, às 21h, a chef Kátia Barbosa, criadora do bolinho de feijoada e famosa por ser jurada do programa da rede Globo, Mestre com Sabor.

A Cozinha Show, na sexta-feira, 9, traz, às 18h, Odara Ramoa, que ensina panificação contemporânea, focaccia e molhos. Ela é premiada como Chef Baker Top e fundadora do site O Pão Caseiro. Em seguida, a Consultora da Vinho Certo, Vivian Maia, e, às 20h, Marcela Cruz, certificada pelo governo japonês em Habilidades em Sushi pela AJSA - All Japan Sushi Association, sendo a primeira e única, até então, a receber a certificação na região.

“Vou ensinar preparar o shari (arroz para sushi), elemento essencial para um sushi de qualidade, falar sobre a variedade de peixes disponíveis e a importância dos processos de profilaxia e cuidados após a abertura dos peixes”, disse Marcela Cruz.

Encerrando, às 21h, Mariana Rezende, do Bar da Frente, no Rio de Janeiro, que é referência turística na Tijuca.

No último dia do Festival, sábado, 10, a Cozinha Show abre mais cedo. Às 14h a atração será o mestre cervejeiro, Thiago Wigg. Às 15h, o mestre em churrascos, André Couto; às 17h, o mixologista Otto Motta, às 18h, o chef personal, Mauro Dias, e, às 19h, a chef Fernanda Pinheiro La Table.

As convidadas das 20h são as renomadas, Ciça Roxo e Rô Gouveia. Ciça Roxo é diretora e chef da Aguce Gastronomia, empresa de consultoria para bares e restaurantes, e consultora do Sebrae; ex-chef executiva da Rede Gula Gula e chefiou, anteriormente, outros restaurantes no Rio de Janeiro, como Marius e Grill One. Ro Gouvêa é professora com certificação internacional da École de Hôtelière de Lausanne, na Suíça, no Curso de Gastronomia e Hotelaria da Laureate International Universities. Por dois anos, ela foi chef do restaurante Assyrio´s do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e já foi proprietária de três restaurantes e uma escola de gastronomia na Barra da Tijuca.

Encerrando o festival com chave de ouro, na Cozinha Show, às 21h, a chef Flávia Quaresma, que foi proprietária dos restaurantes Carême Bistrô, Café Íris e Fazenda Culinária, todos no Rio de Janeiro, e comandou o programa "Mesa para Dois", do canal GNT, ao lado do chef Alex Atala.

Além da Cozinha Show, os estandes do festival comercializarão 22 pratos principais, hambúrgueres e sobremesas. O evento contará ainda com área kids, seis estandes de cerveja artesanal, um de vinhos e o tradicional bar do polo, com refrigerantes, sucos, água e cerveja.

Shows

Na terça-feira, às 19h30, abre o festival a Orquestra Sinfônica Nova Aurora. Às 20h30, sobe ao palco a banda Back in Blues e, às 21h30, Robson Farah e banda. No feriado de Sete de Setembro, a Independência ganha mais sabor e ritmos com os Seletores universais DJ Vinil, às 16h; Big Washington, às 19h, e, às 21h, Banda Hits. Já na quinta-feira, 8, às 19h30, Shotgun e, às 21h, a banda Km 50.

Na sexta-feira, 9, as atrações começam, às 19h30, com Macahiba Jazz e seguem, às 21h, ao som da Black Doze. O último dia está recheado de opções. Às 14h, Mostra de Dança Âmbar; às 15h, Rafael Honu MPB e, às 16h30, Turbo Rock – Flavia Duboc e Alexandre Cabral. O samba vai tomar conta do palco, às 18h, com as Filhas de Bamba e, encerrando com chave de ouro, o talento macaense Kynnie Williams e banda.

O 11o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia ‘Entre mar e terra’ é uma realização do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, está no calendário oficial do município e conta com o apoio da Prefeitura.


Programação Cozinha Show 11o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia ‘Entre mar e terra’


Terça, 6


19h - Lídio Juliano Carraro (Vinhos)

20h - Adriana Valinhas (Café)

21h - Gisele Carneiro (Sans Sucle Macaé)

Quarta, 7

14h, Chef Bell Mellsert

15h, Pedro Resende

19h, Natan Pinto (Enne Chocolate)

20h, Joao Diamante

Quinta, 8

18h, Pedro Resende

19h, Paulo Nicolay (Sommelier Vinhos)

20h, Chef Fabi Ciraudo (Ceviche RJ)

21h, Chef Kátia Barbosa

Sexta, 9

18h, Odara Ramoa (Focaccia e molhos)

19h, Vivian Maia (Consultora de Vinhos)

20h, Marcela Cruz (Amazoriental Macaé)

21h, Mariana Rezende (Bar da Frente RJ)

Sábado,10

14h, Thiago Wigg Mestre Cervejeiro

15h, André Couto Churrasco

17h, Otto Motta

18h, Chef Personal Mauro Dias

19h, Chef Fernanda Pinheiro La table

20h, Chefs Ciça Roxo e Rô Gouveia

21h, Chef Flávia Quaresma

Comentários