Cláudio Castro abre 3 pontos sobre Freixo em disputa ao Governo do RJ

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), tem 26% das intenções de voto nas eleições de outubro deste ano e é seguido por Marcelo Freixo (PSB), que aparece com 23%. Rodrigo Neves (PDT), em terceiro, soma 10%, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Real Time Big Data. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os dados levam em consideração o cenário estimulado — quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado. A relação traz ainda Cyro Garcia (PSTU), Paulo Ganime (Novo), Felipe Santa Cruz (PSD), Eduardo Serra (PCB) e Emir Laranjeira (PMB). 

Numa simulação estimulada sem o candidato Felipe Santa Cruz, Castro segue em primeiro, ampliando para 27% as intenções de voto dos entrevistados, e Freixo permanece com 23%.

Num eventual segundo turno entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo, o atual governador fluminense figura com 37%, enquanto o candidato do PSB aparece com 30%.

Senado

Na disputa pelo Senado no Rio de Janeiro, Romário (PL) aparece com 19% das intenções de voto, seguido por Alessandro Molon (PSB), com 14%, e por Daniel Silveira (PTB), com 8%. Na sequência, vêm Washington Reis (MDB), André Ceciliano (PT), Luciana Boiteux (PSOL), Marcelo Itagiba (Avante) e Ivanir dos Santos (PDT).

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone na segunda (27) e terça-feira (28) e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-00922/2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%, levando em consideração a margem de erro.

Comentários